Antecedentes

  • 1819 - (Dezembro, 12) - O inglês Eugénio Robertson realizou o primeiro salto em Pára-quedas registado em Portugal. Subindo num balão pilotado por seu pai, Robertson lançou-se da altura de 700 metros utilizando um pára-quedas de barquinha e indo aterrar para os lados da estrada da Luz, em Lisboa.
  • 1922 - (Outubro, 06) - O Capitão Eng Mário Costa França e o Tenente Eng José Machado de Barros, da Companhia de Aerosteiros do Exército, efectuam em Alverca, a partir de um balão, o primeiro salto em pára-quedas feito por militares portugueses.
  • 1930 - (Outubro, 14) - Na Base Aérea de Tancos, numa sessão de experimentação de pára-quedas para pilotos, é efectuado pelo 1ºCabo José Maria da Veiga e Moura, o primeiro salto em pára-quedas a partir de uma aeronave. O Cabo Moura saltou a 800 metros de altura utilizando um pára-quedas AVIOREX e aterrou perfeitamente ileso a Nordeste da povoação de Madeiras.
  • 1942 - Em Richmond (Austrália) são formados 12 pára-quedistas naturais de Timor Leste. Alguns deles viriam a ser lançados na retaguarda das tropas japonesas que ocupavam Timor. Os 12 pára-quedistas foram: José Rebelo, Armindo Fernandes, José de Carvalho, Celestino dos Santos, João de ALmeida, Bernardino Reis Noronha, Câncio Reis Noronha, António José Álvaro Pinto, Abel de Sousa, Félix Barreto, João Bublic, José Joaquim dos Santos.
  • 1951 - Os capitães Armindo Martins Videira, e Mário de Brito Monteiro Robalo, do Exército, frequentam na École de Troupes Aeroportèes, em Pau (França) o curso de pára-quedismo.
  • 1952 - (Maio, 27) - É promulgada a Lei 2055, de 27 de Maio, que cria a Força Aérea Portuguesa como ramo independente das Forças Armadas. Esta Lei, no seu artº nº 9, prevê a constituição de uma unidade de pára-quedistas.
  • 1953 - (Agosto - Dezembro) - O Aspirante-a-oficial Fausto Pereira Marques e os sargentos Américo de Matos, e Manuel Coelho Gonçalves frequentam em Pau o curso de pára-quedismo, e após a conclusão do curso, conjuntamente com o Capitão Monteiro Robalo, frequentam o curso de instrutores e monitores de pára-quedismo.
  • 1953-54 - (Setembro - Março) - Os aspirantes-a-oficial Fernando Soares Cunha e António Rosado Serrano e o sargento José Freire de Sousa frequentam na Escuela Militar de Paracaidismo Mendez Parada, da Força Aérea Espanhola, em Alcantarilla (Espanha) os cursos de pára-quedismo e de instrutores.