John Steele - St Mére-Église

 
 
John Steel, Sainte Mère Eglise 

Quem visita a cidade francesa de St Mère Eglise não fica indiferente ao monumento que é um "boneco pára-quedista" pendurado na igreja da cidade. 
Trata-se de uma homenagem ao soldado americano Marvin John Steele da 82º Divisão Aerotransportada dos EUA que, na madrugada do Dia D ( desembarque aliado na Normandia) saltou em combate naquela zona.
O grupo de pára-quedistas de Steel desceu sobre St Mère Eglise num momento, em que muitos soldados alemães se aglomeravam na praça a ordenar á população o combate ao incêndio que deflagrava devido ao bombardeamento aliado e a bombas incendiárias que caíram na cidade.
A aglomeração de soldados foi um acaso e falta de sorte para os pára-quedistas americanos, alguns foram sendo abatidos antes mesmo de tocar o solo ou quando ficaram presos e pendurados em árvores.
Apesar de ter sido alvejado num pé, Steel passou horas ali fingindo-se de morto para não ser fácilmente abatido pelos soldados alemães que o julgavam já cadáver.
Steel foi posteriormente detectado, capturado e feito prisioneiro mas conseguiria encetar a fuga ao cabo de pouco tempo e juntar-se aos seus companheiros em combate.
Este pára foi depois da guerra um cidadão honorário de St Mére Église e visitou-a algumas vezes posteriormente.
Veio a facecer vitima de cancro na garganta a 16 de maio de 1969, em Fayetteville, Carolina do Norte, EUA