Mandamentos dos Pára-quedistas

 
I - O Pára-quedista é um soldado de elite. Procura o combate e treina-se para suportar toda a dureza. Para ele, a luta é a plena manifestação de si próprio.
 
II - O Pára-quedista cultiva a verdadeira camaradagem. Só com a ajuda dos seus Camaradas consegue vencer; e é junto deles, e por eles, que morre.
 
III - O Pára-quedista sabe o que diz e não fala demasiado. A indiscrição causa, normalmente, a morte.
 
IV - O Pára-quedista é calmo, prudente, forte e resoluto. O seu valor e entusiasmo dão-lhe o espírito ofensivo que o arrastará no combate.
 
V - O Pára-quedista sabe que as munições constituem o que de mais precioso tem frente ao inimigo. Os que atiram inutilmente, só para se tranquilizarem, nada valem, são fracos e não merecem o nome de Pára-quedistas.
 
VI - Pára-quedista não se rende.Vencer ou morrer constitui, para ele, ponto de honra.
 
VII - O Pára-quedista sabe que só triunfará quando as suas armas estiverem em bom estado. Por isso,obedece ao lema: "Primeiro, cuidar das armas, só depois, dele próprio'.
 
VIII - O Pára-quedista conhece a missão e a finalidade de todas as suas operações, se o seu comandante for morto, poderá, ele sozinho, cumprir a sua missão.
 
IX - O Pára-quedista combate o inimigo com Lealdade e Nobreza. Mas não tem piedade dos que, não ousando lutar do mesmo modo, se dissimulam no anonimato.
 
X - O Pára-quedista tem os olhos bem abertos e sabe utilizar ao máximo todos os recursos. Ágil como uma gazela, duro como aço, quando necessário, embora não o sendo, é capaz de agir como pirata, ou terrorista. Nada há que lhe seja impossível.