" Mata Cavalos "
A alcunha do Coronel Adelino Martins
Comandante da Base Escola de Tropas Pára-quedistas
1989-1992
Conta-se em breves palavras a origem de tão curiosa alcunha :
Como sabem nosso Coronel ainda jovem frequentou a Academia Militar , pois nessa ilustre Instituição existia ( existe ) a disciplina Equitação (... arte de montar a cavalo ). Numa dessas aulas / sessões , coube em sorte ao jovem cadete Adelino Martins a tarefa de montar um cavalo que na altura se mostrava bravo , teimoso e indomável.
Foram várias , inúteis e fracassadas as tentativas de domar o animal efectuadas pelo nosso futuro Comandante e mesmo ajudado pelos seus camaradas a tarefa parecia impossível naquele momento.
Adelino Martins porém não era de se ficar pela desistência e não virou costas á luta...mas a determinada altura a calma e compreensão para com o cavalo já começavam a esmorecer e a deteriorar-se, então repentinamente o método de persuasão mudou radicalmente .... o nosso futuro Comandante já muito enervado aplicou um valente soco na cabeça do bicho ( aqui não sabemos se foi uma esquerda ou direita ...ou se foi um gancho ...) , soco esse tão forte e certeiro que o cavalo tombou de imediato e estatelou-se no chão , como se de um know-out do pugilismo se trata-se.
A estupefacção geral tomou conta dos restantes cadetes , que testemunhas de tal " façanha " , trataram imediatamente de alcunhar Adelino Martins de ser o " MATA-CAVALOS ".
Resta porém dizer que o cavalo não morreu , apenas desmaiou e talvez até tenha ficado " mansinho " a partir daqui , claro que não ficaria bem nem seria extraordinária a alcunha " Desmaia-Cavalos " , daí o " MATA-CAVALOS " ter ficado para sempre na alcunhofilía militar da Academia e dos Páras.
--------------------------
Post Rui Soares